ebook img

Um diário Russo PDF

2014·0.5678 MB·other
Save to my drive
Quick download
Download
Most books are stored in the elastic cloud where traffic is expensive. For this reason, we have a limit on daily download.

Preview Um diário Russo

Description:

A jornalista Anna Politkovskaya nunca mediu palavras para criticar o governo de Vladimir Putin, o ex-diretor de assuntos externos da KGB eleito à presidência da Federação Russa em 2000 e, novamente, em 2004. O tom de denúncia usado durante anos no jornal em que trabalhava em Moscou não é diferente das anotações que geraram "Um diário russo", livro recém-lançado pela Editora Rocco no Brasil. Anna reuniu histórias, relatos e depoimentos em seu diário que mostram a verdadeira cara do governo de Putin. O diário está dividido em três partes. Na primeira, Anna acompanha os últimos momentos do primeiro mandato de Putin e coloca o leitor a par de todas as falcatruas que geraram a reeleição. Desde a falta de candidatos dispostos ao confronto com Putin até o fim da candidatura de muitos que pretendiam concorrer ao governo e tentar dar um novo rumo à Rússia. A vitória de Putin foi esmagadora: 71,22% dos votos. Logo depois, Anna descreve: "Uma terrível sensação de tédio pairou sobre nossas cidades e aldeias depois da reeleição de Putin". Em um segundo momento, Anna mostra a tragédia ocorrida no estado russo da Inguchétia, vizinho da Chechênia. Na porta do quarto da jornalista, formam-se filas de pessoas que querem contar que os filhos estão desaparecidos e que as pessoas estão sendo mortas como galinhas. Diferente da postura de outros jornalistas, que temem por seus empregos, Anna escreve o que vê, relata o que os envolvidos lhe contam. A reação de quem lê é, em muitos casos, praticamente nula, como se nada acontecesse. O medo é mais forte que a vontade de confrontar a bruta realidade. As mortes são relatadas uma após a outra. A lista de civis, soldados e jornalistas aumenta de capítulo em capítulo. Anna relembra da atrocidade terrorista ocorrida na Primeira Escola da Cidade de Beslan, durante a qual ela tentou intervir, mas foi envenenada e precisou ser internada. Além disso, cita a tragédia passada no Teatro Dubrovka. Ambas relacionadas à guerra pela independência da Chechênia, local que Anna conheceu a fundo e levou para os jornais do mundo inteiro. A política, as guerras, as injustiças praticadas no governo de Putin seguem sendo relatadas até o último capítulo. Ao longo de todo o período em que faz as anotações, Anna não fala sobre si mesma, nunca expõe fatos pessoais, prende-se à história da Rússia. O livro começou a ser editado antes da morte da jornalista e há algumas observações feitas pela própria Anna, que também oferece um glossário, para o melhor entendimento de termos e a identificação de personagens não tão conhecidos no cenário mundial. "Um diário russo" tem uma introdução escrita pelo jornalista Jon Snow, que ressalta o compromisso da jornalista russa com a obtenção da verdade - busca que acabou gerando a própria morte. Anna foi assassinada a tiros em outubro do ano passado.

See more

The list of books you might like

Most books are stored in the elastic cloud where traffic is expensive. For this reason, we have a limit on daily download.