Poucos misturas são tão tóxicas quanto o poder absoluto e insanidade. Quando não há obstáculos para os caprichos delirantes de um líder serem postos em prática, todos os tipos de resultados bizarros são possíveis.
Seja o sultão otomano Ibrahim I praticando arco e flecha nos servos do palácio ou enviando seus conselheiros para encontrar a mulher mais gorda do império para ser sua esposa, ou então o presidente do Turcomenistão Turkmenbashi dando seu próprio nome aos dias da semana, e construindo uma estátua dourada de 24 metros voltada para o sol. Os líderes insanos têm atormentado a sociedade por milênios
Esse livro irá analisar as vidas das dez diguras mais desequilibradas da história. Alguns sofriam com desordens genéticas que levaram à esquizofrenia, como por exemplo o rei francês Charles VI, que pensou que era feito de vidro. Outros acreditavam ser eles mesmos os representantes de Deus na terra e escreveram escritos religiosos que garantiam que o leitor iria para o céu, mesmo que o mesmo fosse pouco alfabetizado.
Qualquer que fosse o seu background, esses ditadores mostram que a dinastia política se certificava que um herdeiro leg'timo sempre chegasse ao trono – não obstante sua condição mental – e que o poder pode destruir uma menta pior do que qualquer doença mental.